O que é?
Big Data é um termo usado para se referir a um grande conjunto de dados e informações geradas pelo negócio de uma empresa, e o processamento dos mesmos para auxiliar na resolução de problemas/demandas de uma corporação.
Como funciona?
A base da Big data envolve os três Vs. Volume, velocidade e variedade.
Volume: Quanto maior a quantia de dados, mais precisos poderão ser os resultados adquiridos. Operações de Big Data trabalham na casa dos TB (TeraBytes) até acima dos PB (PetaBytes).
Velocidade: A taxa de recebimento/processamento dos dados.
Variedade: A variedade dos dados é algo muito importante, pois você pode utilizar a mesma base de dados para analisar diversas situações e necessidades diferentes, é comum Big Data envolver de tabelas de bancos de dados relacionais até vídeos/áudios.
Exemplos:
A análise de grandes quantias de dados podem auxiliar em diversas situações, sendo alguns deles:
Desenvolvimento de produtos: Você pode realizar um processamento dos dados e analisar quais funções são mais requisitadas pelos seus clientes.
Manutenção preditiva: É possível realizar um processamento dos dados de problemas técnicos que uma máquina mecânica teve, com isso encontrar possíveis problemas crônicos no equipamento, assim realizando revisões e evitando maiores futuros problemas dos mesmos.
Machine learning: Uma empresa pode utilizar suas informações para treinar um software que realizará determinada função.
Conclusão:
Como vimos, a Big Data existe desde os primórdios da tecnologia da informação para nos auxiliar e trazer uma nova visão de problemas/situações que encontramos no dia a dia da operação de um empreendimento, nos permitindo visualizar coisas que não poderíamos ou não seria tão fácil visualizar sem a mesma.