O que é Geolocalização?
A geolocalização seria o processo de identificação de processos geograficos, captadas por meio de dispositivos conectados à internet, satélite ou radiofrequência. Neste artigo, vamos explorar o que é o Geolocalização, como funciona e fornecer um exemplo de sua aplicação prática.
A geolocalização é o recurso tecnológico que permite localizar qualquer objeto ou pessoa, por meio da sua posição geográfica, detectada automaticamente por um sistema de coordenadas.
Essas coordenadas são detectadas via satélite, com base em latitude e longitude do local que o objeto ou pessoa estão, e todo esse processo acontece com a captação do sinal de aparelhos eletrônicos e aplicativos, capazes de serem detectados por sinal.
Como funciona a Geolocalização?
Esse sistema funciona como um sistema de coordenadas, obtidas por diferentes categorias de sinais, como:
GPS
O GPS, sigla para Sistema de Posicionamento Global, é o método de geolocalização mais conhecido. Ele funciona por meio da captação de dados de satélites que ficam na órbita do planeta Terra.
Para que o GPS consiga determinar a posição correta de um objeto, ele precisa que ao menos três satélites captem seu sinal, realizem uma triangulação de dados do objeto, e então determinem com precisão a sua localização.
Radiofrência
O sistema de radiofrequência, também chamado de GSM, é um tipo de geolocalização que funciona via ondas de rádio, onde as informações para a determinação da localização são obtidas utilizando dados fornecidos por meio de torres de operadores de telefonia móvel.
Esse estilo de captação de informações é bastante funcional, e a área de cobertura bastante extensa, e todo aparelho de celular que utilize o sinal de uma operadora de telefonia móvel tem seus dados rastreados, sem necessariamente precisar utilizar o GPS.
AGPS
O método de captação conhecido como AGPS ou GPS assistido, é um sistema que une os formatos de GPS e radiofrequência na captação de dados, ou seja, nesse sistema são unificados os dados obtidos por operadoras de telefonia móvel e via satélite, o que torna a geolocalização mais precisa.
A principal diferença entre um sistema de geolocalização GPS e AGPS está na velocidade.
O sistema GPS é totalmente dependente de uma conexão via satélite, por isso é um pouco mais lento que o sistema AGPS, que por contar com dois sistemas de localização, tende a encontrar as informações mais rápido, já que redes de telefonia são comuns em todos os lugares, tendo uma estabilidade maior.
Wi-fi
A geolocalização via wi-fi é considerada um método indoor. Nesse formato, a localização do item ou pessoa é determinada pelo funcionamento de uma conexão de rede sem fio, utilizando a intensidade da rede de wi-fi para determinar a localização de algo ou alguém.
Nesse estilo de localização, o GPS também não precisa estar funcionando para a geolocalização ser mapeada.
A geolocalização é um método que pode ajudar em vários setores para aumento de serviços e demandas, ajudando pessoas a terem em tempo real o que precisam e possuindo uma observação mais precisa. O avanço da técnologia trouxe essa ferramenta que pode nos ajudar de inúmeras formas, trazendo beneficios e simplicidade para determinados serviços.