O que é?


 O Roaming, também chamado de itinerância, é o serviço que permite com que você possa continuar tendo acesso a rede móvel, mesmo em uma região que não é coberta pela sua operadora. O Roaming pode existir tanto dentro do próprio país, quanto internacionalmente. 


O Roaming nacional ocorre quando a linha sa do DDD de origem e passa para uma área diferente onde não possui cobertura de sua operadora. As redes fazem conexão como se estivessem em sua área de origem (é por isso que ao sair de um estado é necessário digitar o DDD antes de realizar a ligação). 


Já internacionalmente, ocorre quando o usuário da linha viaja para outro país e através de acordos entre as operadoras estrangeiras, a linha consegue se conectar na rede de outro país. É por isso que o custo desse serviço é elevado.



Como funciona?


Cada linha possui um código de identificação chamado IMSI (Identidade de Assinante Móvel Internacional) que identifica se a linha é de determinada operadora. É esse código que verifica se sua linha é apta ou não para realizar o roaming, e libera a conexão temporária em uma rede “emprestada”.


Exemplos


As maiores operadoras do Brasil: Vivo, Claro e Tim oferecem o serviço de roaming tanto nacional quanto internacional.


Mas também existem multioperadoras nacionais que permitem o roaming entre operadoras, exemplo:

  • Arqia
  • Algar
  • Emnify
  • Linksfield