O que é?
O LBS (Location-Based Services ou Serviços Baseados em Localização) é um serviço que apresenta uma alternativa a mais quando se trata de rastreamento. Ele utiliza várias tecnologias para obter a posição geográfica de determinado dispositivo ou equipamento, como por exemplo, o próprio sinal de GPS, torres de redes móveis e até Wi-fi.
Ele pode não oferecer um resultado tão preciso e certeiro como a tecnologia GPS, que funciona através de satélites, mas é útil, por exemplo, quando o dispositivo que se deseja rastrear está fora do alcance do sinal de GPS, como em um local coberto ou subterrâneo.
Como funciona?
Como dito anteriormente, o LBS recolhe a informação de localização pelas torres de redes móveis e também de redes Wi-Fi. Para obter dados através das torres de rede móvel, ele faz uma triangularização entre as torres utilizadas e determina uma posição baseadas na localização nelas.
Já para obter a localização baseada em redes Wi-Fi, são utilizados os roteadores que fornecem o endereço MAC, escaneados por várias empresas para a criação de bancos de dados que fornecem a localização dos dispositivos.
Exemplos:
Nós já utilizamos o LBS em nosso cotidiano, através de nossos Smartphones, que juntam essa tecnologia e a do GPS para estabelecer uma localização mais apurada de nossos dispositivos. Mas até no próprio meio de rastreadores já existem equipamentos que já vem com o LBS embutido, para criar uma alternativa quando o serviço de GPS estiver indisponível.
Conclusão:
Pode-se concluir que o LBS é uma alternativa válida e que deve ser implantada cada vez mais nos dispositivos atuais, principalmente no meio de rastreadores, pois ao uni-lo com a tecnologia de GPS, a função de rastreamento e de localização torna-se ainda mais eficiente.