O que é M2M?
É uma tecnologia voltada para comunicação entre máquinas e equipamentos a partir do trânsito de informações e dados sem o auxílio e interferência de ações humanas, sua definição é Machine to Machime (Máquina para Máquina), mesmo sendo uma ideologia de tecnologia simples possui muitas aplicações de formas revolucionárias com a conexão dos mais diversos e diferentes equipamentos entre si voltado totalmente para eficiências em processos realizados por estes equipamentos visando uma comunicação entre sistemas. Os maiores objetivos dessa tecnologia é a automatização de processos com melhorias de qualidade de produtos e serviços e a identificação de possíveis problemas no futuro.
Como funciona
Independente do local onde seriam estas atividades, com uma extensa área de logística, fábricas de pequeno porte ou até mesmo em veículos, se vê em disposição dos equipamentos uma mesma rede de comunicação para compartilhamento de informações e circulação de dados. Estando em um sistema compartilhado, será percebido alguma possível falha de algum equipamento ou funcionamento fora da normalidade programada, irá interromper o processo de funcionamento antes que haja maiores danos por conta de demais adversidades. Em determinadas áreas, essa tecnologia já se encontra muito presente como fórmula 1 para interpretação de dados e nas cidades como controle e gestão de luzes públicas, além de indústrias para extração de matérias primas sempre na intenção de levar segurança e precisão para operações delicadas, em especial aquelas demandas realizadas em offshore (nome comum dado às empresas e contas bancárias abertas em territórios onde há menor tributação para fins lícitos).
Vantagens
Logo de cara temos algumas vantagens bem explicitas, que seriam o aumento de produtividade, redução de tempo gasto em consertos que seriam identificados posteriormente e por fim uma perceptível redução de custos de operações.
Características
Em suas conexões dispõe de várias formas de tecnologia de rede, incluindo de Wi-Fi, 3G, 4G LTE, e até mesmo redes emergentes como 5G e LPWAN (Low-Power Wide-Area Network), dependendo das exigências específicas de alcance, velocidade e potência.
Monitoramento e Controle: com a capacidade de monitoramento remoto e o controle de dispositivos.
Dados e Análise: Gera grandes volumes de dados que, quando analisados, podem proporcionar insights valiosos para a otimização de processos, manutenção preditiva e decisões estratégicas.
Desafios da Tecnologia M2M
Segurança de Dados e Interoperabilidade, pois foi sentido necessidade de padronização nas comunicações para garantir que diferentes dispositivos e sistemas possam trabalhar de forma integrada e conjunta, juntamente com a questão de gerenciamento seguro das informações contidas nos processos.