O que é?
O GPRS (General Packet Radio Service, ou em português, Serviços Gerais de Pacotes por Rádio), introduzido no final dos anos 90, é conhecido como a evolução da tecnologia GSM ou também a evolução do 2G, por isso, também é denominado como tecnologia 2,5G.
O sinal da rede GSM era principalmente focado em comunicações via ligações, porém quando se fez necessário a utilização da internet, o GPRS foi criado, já que possui foco no tráfego de dados.
Como funciona?
O GPRS utiliza a mesma infraestrutura de rede das redes de telefonia celular, por isso tem um custo mais acessível. Essa tecnologia realiza o envio dos dados através de “pacotes de dados”.
Cada um desses pacotes tem seus próprios dados de identificação. Quando algum aparelho quer realizar o envio de dados ele se conecta a rede GPRS através da rede central e ao chegar no destinatário eles utilizam seus dados de identificação para se reagruparem corretamente e não se perderem ou bagunçarem durante o processo.
Exemplos:
O GPRS já é utilizado constantemente na atualidade com o acesso à internet em dispositivos móveis e além disso, sua aplicação também é encontrada em sistemas de rastreadores veiculares e de telemetria, como alarmes, medidores de temperatura, sensores, entre outros.
Conclusão:
Podemos concluir que, embora já tenham sido criadas tecnologias melhores e mais novas desde seu lançamento, o GPRS ainda se torna relevante por continuar sendo muito utilizado, principalmente no ramo IoT, com sistemas de monitoramento e rastreamento, por sua grande disponibilidade, agilidade na implementação e custo benefício.