Para começarmos você precisa saber como funciona um rastreador; os rastreadores em vias de regra, funcionam através de serviços de telemetria via rede GPRS (General Packet Radio Service ou Serviços Gerais de Pacotes por Rádio, no português), que utiliza tecnologia de comunicação M2M (máquina p/ máquina), com cobertura nacional, para acusar a localização do seu veículo em tempo real.

Ou seja, de uma forma mais simples de entender, é uma tecnologia que utiliza a rede GSM (Global System for Mobile Communications ou Sistema Global para Comunicações Móveis) de sinal digital (a mesma dos celulares) para transmitir dados de forma rápida e utilizando qualquer operadora.


Agora que você já sabe como funciona a tecnologia dos equipamentos vamos partir para os problemas que enfrentamos no dia a dia com os nossos dispositivos/equipamentos com alguns exemplos como segue abaixo:


Equipamento desligado

De primeira vista parece algo obvio a se pensar, porém, é muito importante verificar se há uma luz que demonstre que o equipamento está ligado ou buscando o sinal da operadora de telefonia. 


Hardware

Problemas que muitas vezes passam despercebidos pois é mais comum realizar uma tratativa online, mas há problemas que é apenas resolvido fisicamente; bom, o que seria problemas no hardware e o que compõe um hardware?


1.1 O que é um Hardware e o que compõe ele?

É a parte física do dispositivo, ou seja, o conjunto de aparatos eletrônicos ou conjunto de acoplados em produtos que precisam de algum tipo de processamento computacional, peças e equipamentos que fazem o equipamento funcionar.


1.2 Gaveta do chip

A porta de entrada do chip M2M pode ser danificada, seja pelo uso ou até mesmo em decorrência do tempo.


1.3 Entrada de USB

Um dos problemas mais frequentes são falhas na entrada do USB; retire o USB e conecte novamente, observe a porcentagem da bateria: dispositivos com baixíssima porcentagem de bateria podem apresentar problemas para manter uma conexão estável via USB, teste o chip em outro equipamento para ter uma certeza se o problema é realmente no chip.


1.4 O que é uma Placa mãe?

Uma placa mãe (também chamada de mainboard, placa de circuito principal) é a placa de circuito impresso principal (PCB) em sistemas expansíveis, é o único componente do dispositivo que se conecta diretamente com todas as outras peças de hardware no sistema unindo os componentes do dispositivo em um ponto e permitindo com que eles conversem entre si; nos levando a acreditar que é uma peça central responsável por conectar e interligar todos os componentes.


1.5 Curto-circuito

Um dos problemas mais comuns que podem ocorrer em placas-mãe é o curto-circuito. Com placa-mãe em curto, pode travar aleatoriamente ou nem mesmo ligar o rastreador. Em casos mais graves, uma placa em curto pode até mesmo queimar outros componentes e inutilizar o rastreador.


Os principais fatores que contribuem para a ocorrência de um curto-circuito são fios desencapados e soltos e o contato físico entre a placa e estruturas metálicas da carcaça. Nessas ocasiões, evite abrir o aparelho para tentar resolver o problema se não tiver o devido conhecimento para isso. 


Má configuração do equipamento

 

 1.1 Instalação indevida

Precisa se atentar ao instalar o equipamento (rastreador) para que assim não ocorra falha quando for se comunicar com a central, com isso é importante ressaltarmos que antes da instalação o equipamento deve ser testado em bancada para evitar possíveis empecilhos. Aconselhamos que a aplicação seja feita por um profissional em aspecto de realizar a aplicação no local certo no veículo.  


1.2 APN incorreta 

Caso o rastreador esteja mal configurado ou mal programado a linha não irá subir em sua plataforma e por assim dizer, não conseguirá rastrear os veículos, verifique a APN (Acess Point Name ou Ponto de Acesso) o ideal seria entrar em contato com a empresa prestadora do serviço e confirmar o comando para uma melhor visualização deixo as imagens abaixo:


Digamos que temos uma linha Algar com a APN: APN,meta.br,algar,algar#

 

Foto meramente ilustrativa

Como mostra na imagem acima o Ponto de acesso foi ligado ao da Vivo ao invés da Algar fazendo com que ele não se conecte ao equipamento pois o comando está incorreto.


Questões Geográficas

“Ponto de sombra”, podemos chamar assim os locais específicos que não possuem pelo menos uma cobertura de telefonia uma vez, como citado acima, o sistema de rastreamento funciona símil a mesma comunicação que um celular, caso não tenha rede não haverá conexão, após a reconexão, o trajeto percorrido ficará disponível no histórico, permitindo que nenhuma informação seja perdida.


Dica: Faça sempre a verificação sobre a área de cobertura para que escolha a operadora que  melhor atenda a este local.


Bateria

Pode variar de acordo com o trajeto e movimento do que está sendo rastreado, é comum durar cinco dias, a falta de bateria pode gerar uma drenagem excessiva o que nos leva a uma série de complicações que afetam diretamente a confiabilidade e a segurança do veículo.



Chegamos ao final de nosso artigo, aprendemos o que é um rastreador, como ele funciona, quais são os seus componentes e problemas mais comuns. Caso identifique algum desses problemas, a medida mais segura é encaminhar para uma assistência técnica de confiança ou sua fornecedora para que os profissionais capacitados sejam capazes de identificar a origem do transtorno.